Jardinagem

Jardim interno ou externo? Entenda as diferenças e tenha o seu.

Para maioria das pessoas é um desafio compor um jardim, seja por falta de espaço, informação ou dinheiro. Mais, é possível conquistar um jardim bonito e agradável, para passar um tempo perto da natureza sem sair de casa.

Para quem mora em grandes cidades, a ideia de ter um jardim a disposição é uma opção incrível, a proximidade com as plantas sempre traz momentos de harmonia e serenidade, que ajudam a escapar do estresse e do caos cotidiano.

Entre as possibilidades de ter um jardim em casa, surgiram variações de projetos: existem jardins internos, também chamados de jardins de inverno, e existem os jardins tradicionais externos. Mas qual a diferença entre eles?

Os jardins de inverno são projetos de paisagismo feitos dentro de casa. Um determinado cantinho ou ambiente da sua casa é escolhido para abrigar algumas plantas. Isso pode ser feito no terraço, na sala de jantar, na sala ou em espaços embaixo da escada, nas paredes do corredor ou onde mais houver possibilidade.

Jardins externos são aqueles mais tradicionais, cultivados em áreas externas, como o quintal, o pátio ou o terraço. São projetos muito interessantes, inclusive, para valorizar a fachada da casa ou o seu entorno, reforçando a sensação de acolhimento e aconchego no lar.

Se você tem a sorte de contar com um espaço físico adequado, e pode montar o seu cantinho florido é importante não pensar apenas nas plantas, mas em tudo que vai compor o ambiente: pedras para jardim, cadeiras e almofadas decorativas, espreguiçadeiras, mesas de apoio, tudo para receber seus amigos e relaxar com tranquilidade e elegância!