A picanha é um dos cortes preferidos e mais utilizados por brasileiros na hora de fazer um bom churrasco, pode ser feita de várias formas diferentes e todas ficam excelentes.
A picanha é retirada da peça de alcatra, é uma das melhores carnes para churrasco e exige apenas cuidados básicos no seu preparo, confira as nossas dicas e acerte no seu churrasco de picanha.
Churrasco de picanha
Apesar de simples, existem alguns cuidados que devem ser tomados, confira:
- O primeiro cuidado é na hora da compra, procure sempre pela peça embalada a vácuo, pesando no máximo entre 1 kg e 1.2 kg.
- Comprar peça de picanha nacional com peso acima disso é muito provável que você leve para casa um pedaço de coxão duro.
- A camada de gordura deve ser uniforme, mais clara e sem excessos, conforme imagem abaixo, são sinais de uma carne de boa qualidade.
- A embalagem não pode conter muito sangue dentro dela, caso contrário é um sinal de que a carne está perdendo todo o seu suco, como resultado será uma carne seca na hora de servir.
- Procure na sua região bons açougues, não existe um bom churrasco se a qualidade da carne não for de boa qualidade, independente do corte.
Como preparar uma picanha
A forma de preparo da picanha depende basicamente de como você pretende fazer, inteira no espeto ou cortada para a grelha.
Uma dica geral muito interessante é fazer alguns riscos na parte da gordura, conforme imagem, isso ajuda a absorver melhor o sal.
Como cortar picanha
O corte da picanha para a grelha deve ter dois dedos masculinos de espessura, ou três dedos femininos. Começando sempre da parte menor e subindo!
Se você pretende fazer inteira no espeto, naturalmente não vamos fazer nenhum corte. Apenas siga a dica acima de fazer pequenos riscos na camada de gordura.
Como temperar picanha para churrasco
O tempero básico da picanha para churrasco é apenas sal, no caso da picanha no espeto vamos utilizar uma quantidade média de sal grosso e deixar a carne “descansando” por 5 minutos, com a parte da gordura virada para baixo e retirar o excesso de sal após esse tempo.
Para temperar a picanha para a grelha, podemos utilizar preferencialmente uma pequena quantidade de sal grosso triturado dos dois lados. Também vamos deixar a carne “descansar” por 5 minutos antes de levar para a churrasqueira.
Picanha no espeto
Muito cuidado na hora de espetar, para não machucar você e não estragar o churrasco.
Utilize o espeto virado para cima e posicione bem no centro da carne, faça movimentos leves de um lado para o outro
Antes de assar a picanha, vamos primeiro selar. Esse processo garante que o suco permaneça dentro da carne e garante toda a suculência do corte.
Para selar, coloque o espeto a 15 cm da brasa (sem labaredas), com a gordura virada para cima. Após 10 minutos, vire a gordura para baixo e aguarde mais 10 ou 15 minutos.
Agora vamos colocar para assar, com a gordura virada para cima por aproximadamente 40 minutos e a 40 cm do braseiro . Após 40 minutos, podemos virar a parte da gordura para baixo e assar um pouco mais por cerca de 15 – 20 minutos.
Está na hora de cortar, comece sempre da parte menor e se achar que precisa assar um pouco mais volte para a churrasqueira até atingir o ponto desejado.
Churrasco de picanha
Pronto! Agora você sabe tudo que precisa para fazer um churrasco de picanha perfeito.
Fonte: Guia do Churrasco